Controle Interno

 

Perguntas Frequentes

Transparência Contabíl

Em cumprimento da Lei nº  131/2009, você também tem direito de acessar e acompanhar as contas e gastos públicos do município.

Sistema de Informação Cidadão

Para uma solicitação formal de informações conforme a Lei nº 12.527/2011, utilize o Serviço de Informações ao Cidadão (SIC).

Acesso a Todos os Editais de Licitações do Municipio de Eugênio de Castro

Ouvidoria

O seu canal de comunicação com a Administração Pública 

 

Prefeitura Municipal de Eugênio de Castro

Natal da Praça

 

Dia 20 de dezembro, acontece na Praça José Desordi o tradicional PAPAI NOEL, com show do Grupo Amigos da Festa, a partir das 19h30min, com a chegada do Papai Noel e entrega de lanhes  e cesta de natal para as crianças até 10 anos. Participe! 

MUTIRÃO DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

MUNICÍPIO DE EUGÊNIO DE CASTRO PREPARA-SE PARA REALIZAR MUTIRÃO DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

Com a proposta de mobilizar e sensibilizar toda a comunidade a respeito da importância da prevenção de doenças como a dengue, a zika e a chikungunya, bem como do combate ao mosquito Aedes aegypti. Os setores da vigilância, agente de endemias, agentes comunitário de saúde, profissionais da secretaria de saúde, educação, agricultura, administrativo, CRAS, Conselho Municipal de Saúde, entidades sociais e religiosas, comércio, e a comunidade em parceria realizarão ações educativas, de promoção e de prevenção, visando ampla mobilização para o controle do mosquito Aedes aegypti e inspeções sanitárias nos domicílios e terrenos baldios.

Na semana dos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro será realizado mais um mutirão com  recolhimento de entulhos, pneus e aparelho eletroeletrônicos pela equipe da  secretaria de obras. Sendo posto de coleta o galpão das dependências da antiga Cooplec.

A adoção de medidas de prevenção e controle de focos do mosquito Aedes aegypti, neste momento, em época de muita chuva e início da temporada de verão, se faz de grande importância para que o município de Eugênio de Castro, não registre casos de qualquer uma das doenças que este mosquito transmite. Aceitamos toda e qualquer ajuda nesta semana de atividades, mobilização e combate ao mosquito Aedes aegypti - ressalva a equipe da Vigilância Sanitária.

 

CIDADE MAIS LIMPA: COMO EU POSSO AJUDAR?

 

 

 

Quando o assunto é limpeza, a responsabilidade é de todos. Manter uma cidade limpa é ao mesmo tempo um direito e um dever. Todo mundo pode e deve ajudar. E nem precisa ‘pegar no pesado’ para isso. Na verdade, é até mais fácil do que se imagina.

Por exemplo, ao evitar o descarte inadequado, seja em vias, terrenos e canais você exerce um ato de cidadania e contribui com a manutenção da limpeza urbana. Outro exemplo de algo bem simples: coloque os sacos de lixo na porta de casa apenas nos dias e horários da coleta. Assim, evita-se a ação de animais e de outros agentes que podem rasgar os sacos e deixar o lixo espalhado.
Ao incorporar essas duas atitudes em seus hábitos e, consequentemente, em sua educação e em sua formação cultural, o cidadão minimiza dois grandes problemas quando o assunto é limpeza urbana.

Lembre-se: você é o primeiro a ganhar com a limpeza, mas é também o primeiro a perder quando promove a sujeira. Sejam o papel e o plástico, que entopem bueiros e provocam inundações, ou os restos de obra ou de reforma, que são descartados inadequadamente em praças e esquinas.

Mas há outras e mais vantagens para todos quando há evitamos o descarte inadequado. Os custos do poder público com a limpeza urbana podem diminuir e, assim, parte dos recursos pode ser aplicada em outras áreas, como saúde, educação, cultura e infra-estrutura. Pense nisso, antes de jogar lixo no chão.

Secretaria de Obras realiza reparos em estradas do interior 

 

A Secretaria de Obras realizou diversas melhorias nas estradas durante a última semana, sendo consertada parte das estradas de várias localidades do interior. As máquinas trabalharam no encascalhamento parcial da estrada que beneficias produtores e leiteiros na localidade da Linha Santo Antônio, com limpeza de sarjetas, patrolamento e colocação de cascalho. Além da Linha Santo Antonio, foi iniciado melhorias no Rincão dos Dürkes. 

 

CÂNCER DE PRÓSTATA: FALANDO SOBRE ISSO

O câncer de próstata é o mais frequente em homens no Brasil, depois do câncer de pele. Por medo ou por desconhecimento, muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. O importante é a busca de informações para poder entender melhor o que é o câncer de próstata e assim, decidir o que é melhor para a sua saúde. Isso tudo é para incentivar e não para substituir uma conversa entre o paciente e um profissional de saúde. 

A próstata é uma glândula presente nos homens, localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Sua função é produzir um líquido que compõe parte do sêmen, que nutre e protege os espermatozoides. 

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem ameaça a saúde do homem. Em outros casos, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

O risco aumenta com o avançar da idade, história de câncer na família, sobrepeso e obesidade, mas ao adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Importante é ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. 

Atentar para sintomas como dificuldade de urinar, demora em começar e terminar de urinar, sangue na urina, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Se você tem alguns desses sintomas, procure a unidade de saúde para uma consulta médica e realização de exames.

A realização de exames, mesmo sem sintomas é importante, pois ajuda a identificar o câncer de próstata logo no inicio da doença, aumentando assim a chance de sucesso no tratamento. Tratar o câncer de próstata na fase inicial pode evitar que se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Eugênio de Castro jun

Rua Manuel Fernandes , 75

CEP: 98860-000 |  Eugênio de Castro - RS

gabinete@pmeuca.com.br

(055) 3335-1022

(055) 3335-1145

(055) 3335-1219

(055) 3335-1160

Segunda à Sexta: 8:00 às 12:00min e das 13:30 às 17:30

Você está aqui: Home